CAPÍTULOS DE LIVROS

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; MENDONCA, G. C. P. . POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE (2017-2018): DILEMAS, PERCURSOS E PERSPECTIVAS. In: Marcos Pereira dos Santos; Celso Roberto Borges Alves.. (Org.). POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE (2017-2018): DILEMAS, PERCURSOS E PERSPECTIVAS. 1ed.Campina Grande: Editora Amplla, 2022, v. 1, p. 76-90.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; RIBEIRO, V. M. . LEMBRANÇAS DE PRÁTICAS DOCENTES NA MODALIDADE EJA NO PROEJA IFMA. In: Elen de Fática Lago Barros Costa; Lícia Cristina Araújo da Hora; Ana Paula Ribeiro de Sousa. (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão: aspectos da história em instituições de ensino público. 1ed.São Luís: EDIFM, 2022, v. 1, p. 169-196.

MAGALHÃES JUNIOR, ANTONIO GERMANO; MEDEIROS FILHO, A. E. C. ; LIMA, P. R. . Estágio supervisionado na formação de professores de Educação física : Implicações teórico - práticas. In: Clarice Zientarski; Kelly Maria de Gomes Menezes; Perla Almeida Rodrigues Freire; Sabrina Zientarski de Bragança.. (Org.). Politicas Educacionais no Brasil : contextos e práticas.. 1ed.Fortaleza: Editora via dourada, 2021, v. , p. 157-181.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; FALCAO, T. G. ; SILVA, J. M. O. ; SILVA, A. N. . Sobre o estágio curricular do curso de graduação em enfermagem: construção, história, legislação e conceitos.. In: Sílvia Maria Nóbrega Therrien; Heraldo Simões Ferreira; Maria Raquel de Carvalho Azevedo. (Org.). Entrelugares Educativos: Formação, História e profissão. 1ed.FORTALEZA: Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 165-185.

CARNEIRO, V. F. ; PEQUENO, A. M. C. ; MAGALHÃES JÚNIOR, ANTONIO GERMANO . REFLEXÓES E PRÁTICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). VI CONEDU. 6ed.Campina Grande: Realize, 2020, v. 01, p. 3544-3558.

MAGALHÃES JÚNIOR, ANTONIO GERMANO; SILVA JUNIOR, J. M. ; CORDEIRO, E. C. . DIREITOS HUMANOS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA,UMA REFLEXÃO EMBASADA NA LEI 10.639/2003.. In: Francisco Ari de Andrade; Getuliana Sousa Colares; Wendel Melo Andrade.. (Org.). DIREITOS HUMANOS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA,UMA REFLEXÃO EMBASADA NA LEI 10.639/2003.. 1ed.Fortaleza: CRV, 2019, v. 1, p. 47-60.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; LIMA, W. B. ; NEGREIROS, F. D. S. ; PEQUENO, A. M. C. ; CARNEIRO, C. ; LIMA, G. P. . Aplicabilidade do Programa Saúde na Escola na percepção de docentes. In: Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Maria Rosilene Cândido Moreira e Heraldo Simões Ferreira. (Org.). Promoção da saúde em ambientes educacionais. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2018, v. 1, p. 203-226.

COSTA, G. P. ; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. ; COSTA, A. R. C. . O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO DOS INHAMUNS CEARENSE À LUZ DAS IDEIAS DE PIERRE BOURDIEU. In: Fátima Maria Nobre Lopes; Danielle Rodrigues de Oliveira; Mayara Alves de Castro; Adauto Lopes da Silva Filho. (Org.). Temas de filosofia e de história da educação: bases teóricas e experienciais. 1ed.Curitiba: Editora CRV Ltda., 2018, v. , p. 177-188.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. L. . Concepções avaliativas no ensino superior: pesquisa documental nos cursos de pedagogia. In: Ana Maria Iorio Dias. (Org.). Docência para a educação superior: reflexão crítica e debate interdisciplinar em torno do fazer e do pensar acadêmicos. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese,, 2017, v. 1, p. 149-167.LINK: https://drive.google.com/file/d/0B1Ne1l4WCiM8dk9NOVNyMHBjT28/view?usp=sharing

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. L. . Formação de professores no Brasil: Política, História e Espaços Educacionais. In: Francisco Ari de Andrade; José Geraldo Vasconcelos; José Rogério Santana; Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Júnior; Rui Martinho Rodrigues. (Org.). LDB 20 anos: Política, História e Espaços Educacionais. 1ed.Fortaleza: UFC, 2016, v. , p. 404-426.
LINK:

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.. ESCOLA & DOCÊNCIA: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. In: Jean Mac Cole Tavares Santos; Sandra Regina Paz. (Org.). Políticas, Currículos, Aprendizagem e Saberes. 1ed.Fortaleza: EdUECe, 2015, v. 1, p. 195-212.
LINK:

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. L. . Saberes, Práticas e Formação nos Cursos de Licenciatura. Temas de Educação: Olhares e Caminhos. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 35-46.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; FERREIRA., M. N. B. . Nos becos estreitos e nas ruas largas: o ensino de História local. In: Adriano Ferreira de Paulo; Augusto Ridson de Araújo Miranda; Janote Pires Marques; Jeimes Mazza Correia Lima; Luiz Marciel Mourão Vieira. (Org.). Ensino de História na Educação Básica. 1ed.Fortaleza: EdUECe, 2015, v. 1, p. 273-292.
LINK:

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; LIMA, J. M. C. ; FREIRE, V. C. C. . ENSINANDO HISTÓRIA NO BRASIL: TRAJETÓRIAS DE PERCURSOS. In: Antonio Germano Magalhães Junior; Fátima Maria Leitão Araújo. (Org.). Ensino & linguagens da história. 1ed.Fortaleza: EdUECe, 2015, v. 1, p. 15-32.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. L. . A FORMAÇÃO AVALIATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: ASPECTOS DOCUMENTAIS. In: Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Morreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Farias. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a escola. 1ed.Fortaleza: EdUECe, 2015, v. 1, p. 306-317.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.. Os Processos Avaliativos nas Práticas Pedagógicas: reflexões e experiências. In: Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Morreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Farias; Maria do Socorro Lucena Lima. (Org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 1ed.Fortaleza: EdUECe, 2015, v. 1, p. 87-97.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G., SILVA NETA, M. L. Cultura Digital e Formação de Professores: reflexões acerca do ensinar e aprender In: História e Memória da Educação no Ceará.1 ed.Fortaleza : UFC, 2013, v.1, p. 199-209.

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano, CECATTO, Adriano, SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Ensinar e Aprender:avaliação no ensino de História In: Diálogos sobre a formação de professores.1 ed.Teresina : EDUFPI, 2012, v.1, p. 103-116.

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano, CECATTO, Adriano. O que o homem juntou.....: interdisciplinaridade no ensino de História e Geografia. In: Multiterritorialidades e Novas Práticas Culturais..1 ed.Fortaleza : RDS, 2012, v.1, p. 391-405.

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano, CECATTO, Adriano. O uso de imagem no ensino de história In: Espaço, Mediação e Comunicação.1 ed.São Paulo : Altamira Editorial, 2012, v.2, p. 492-502.

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano, PINHEIRO, Joserlene Lima. Utilizando Fontes Digitais na Pesquisa em História da Educação In: História da Educação: real e virtual em debate.1 ed.Fortaleza : Edições UFC, 2012, v.1, p. 225-241.

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Imagens, Mídia e Educação: desafios na formação do professor/pesquisador In: Educação, Culturas e Diversidade.1 ed.Manaus : Editora da Universidade Federal de Manaus, 2011, v.2, p. 109-12

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano, FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Memória e Cotidiano: os escritos de Amális Xavier de Oliveira sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (1934-1946) In: História da Educação no Nordeste Brasileiro.1 ed.Fortaleza : UFC, 2006, v.1, p. 69-77.

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Contextualizando o Ensino de História e Geografia In: Contextualizando o Ensino.1 ed.Fortaleza : CETREDE, 1999, v.1, p. 08-59.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; CECATTO, A.; SILVA NETA, M.L. Fonte imagética: Evidência e representação. In: RODRIGUES, R.M. (ORG.). História da Educação: Teoria, Métodos e Fontes. Fortaleza: ed.UECE, 2012. p.27-44.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; VARELA, S.B.L. As operações dos usuários e a vivência cotidiana das práticas ruralistas na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (1934-1939)  In: SANTANA,J.R.; VASCONCELOS, J.G.; MAIA, G.B.P.; FIALHO,L.M.F.; LIMA, J.M.C. (ORG.). Muitas histórias, muitos olhares: relatos de pesquisas na história da educação. Fortaleza: ed. UFC, 2011.p. 225-244.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; VARELA, S.B.L. A utilização de software nas pesquisas sociais. In: FARIAS, I.M.S.; NUNES, J.B.C.; THERRIEN, S.M.N. (Organizadores).Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010, p.119-125.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.;  Ibercultura e Educação: Desafios na Formação dos Professores/Pesquisadores de História. In: VASCONCELOS JUNIOR, R.E.P.;VASCONCELOS, J.G.; SANTANA,J.R.; HAIASHIDA, K.A.; FIALHO, L.M.F.; RODRIGUES e ANDRADE, F.A. [organizadores]. Cultura, Educação, Espaço e Tempo. Fortaleza: Edições UFC, 2011, p. 684-697.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . Luz, câmera e emoção: vídeos documentários e história da educação. In: José Gerardo Vasconcelos et al [organizadores]. (Org.). Tempo, espaço e memória da educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo.. Fortaleza: Edições UFC, 2010, v. , p. 310-322.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . Ao abrir dos olhos, a angústia ou quando da expulsão do paraíso: formação do professor pesquisador. In: José Álbio Moreira Sales, Marcília Chagas Barreto, Isabel Maria Sabino de Farias. (Org.). Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas. Fortaleza: EdUECE, 2009, p. 121-128

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. , FARIAS, I. M. S. .Ruralismo, Memórias e Práticas Educativas no Cotidiano da Primeira Escola Normal Rural do Brasil: a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte-CE (1934-1946) In: Educação Rural em Perspectiva Internacional. 1 ed.Ijuí :Unijuí. 2007, v.1, p.53-78.

MAGALHÃES JUNIOR, A.G., RODRIGUES, I. L., ROCHA, S. S. . A utilização de software livre na disciplina de História da Educação Brasileira: suporte na avaliação formativa no Curso de Pedagogia da UECE In: Percursos na Formação de professores com tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 1 ed.Maceió: EDUFAL, 2007, v.1, p. 123-132.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. .História, Política e Memória: Necessidades Humanas em Exercício Constante. Formação e Práticas Docentes. Fortaleza: EdUECE, v.1, p. 53-61, 2007.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G., FARIAS, I. M. S. . Memória e Cotidiano: os escritos de Amális Xavier de Oliveira sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte(1934-1946) In; História da Educação no Nordeste Brasileiro. In: História da Educação no Nordeste Brasileiro.1 ed. Fortaleza: UFC, 2006, v.1, p. 69-77.

MAGALHÃES JUNIOR, A.G. . Mitos e ritos de ser professor: Paidéia e Universidades In: Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC 2006, v.1, p. 309-318.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G., FARIAS, I. M. S. . Memória e Cotidiano: os escritos de Amális Xavier de Oliveira sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte(1934-1946) In; História da Educação no Nordeste Brasileiro. In: História da Educação no Nordeste Brasileiro.1 ed. Fortaleza: UFC, 2006, v.1, p. 69-77.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . Avaliação e educação a distância: conceitos e propostas. In: MERCADO, L. P. L. (Org.). Vivências com aprendizagem na Internet. 1 ed. Maceió: EDUFAL, 2005, v. 1, p. 71-83.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . Punição, Vigilância e Transgressão: história de moças em escolas católicas na década de 1960 In: Biografias, Instituições, Idéias, Experiências e Políticas Educacionais ed. Fortaleza : Editora UFC, 2004, v.1, p. 241-262.


MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . "Moças de Família" e seus estabelecimentos educacionais católicos na década de sessenta In: Coisas de Cidade ed. Fortaleza UECE , 2004, v.1, p. 51-64.

MAGALHAES JUNIOR, A. G.. Sarados, molhados, doentes e bombados: os discursos das academias e o controle dos desejos. In: MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano (Org.). Corporeidade: Ensaios que envolvem o corpo. 1. ed. Fortaleza: Editora UFC, 2004. v. 1, p. 62-73.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . A transgressão: reflexões sobre as construções discursivas nas escolas In: Filosofia, Educação e Realidade. 1 ed. Fortaleza: EUFC, 2003, v.1, p. 131-140.

MAGALHÃES JUNIOR, A.G. .O historiador: suas escolhas teóricas e a utilização da oralidade e da memória como linguagens da história In: Linguagens da História. Fortaleza: Imprece, 2003, v.1. p.154.

MAGALHÃES JUNIOR, A.G. . De Eva a Maria: os ideais de formação católica feminina na primeira metade do século XX no Brasil. In: História e memória da educação no Ceará.1 ed. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2002. p. 77-92.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.. A escola como espaço da disciplina e da transgressão. In: MAGALHÃES JUNIOR, A. G. (Org.), VASCONCELOS, J. G. (Org.). Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002, p. 80-89.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G., VASCONCELOS, J. G. .A escola como um espaço da disciplina e da transgressão. In: Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002 p.120.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. , VALCONCELOS, J. G., FONTELSE, J. M. . Seja bonzinho porque se não Deus castiga: o disciplinamento nas escolas In:Ditos (mau) Ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001, v.1. p.198.

MAGALHÃES JUNIOR, A.G., VASCONCELOS, J. G. .O tempo não espera: reflexões sobre história e memória através de um caso de relato perdido In: Memórias no Plural. Fortaleza: LCR, 2001, v.1 p.138.

MAGALHAES JUNIOR, A. G. . A contribuição de Habermas para a Teoria e Método das Ciências In: O elefante e os cegos. 1 ed.Fortaleza: UFC, 1999, p. 127-143.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário